Saúde
4 fatores que tornam as atividades físicas tão boas para o bem-estar
Compartilhe:
Sabemos que manter o corpo ativo é uma das melhores formas de ter mais saúde. Mas praticar algum tipo de atividade física também pode melhorar o bem-estar e qualidade de vida!
Conheça quatro maneiras que o movimento pode ajudar qualquer pessoa a se sentir melhor, parecer melhor e viver melhor:
1. Levanta naturalmente o humor
A atividade física regular pode ajudar no alívio do estresse, da ansiedade, da depressão e, até mesmo, da raiva. Sabe aquela “sensação boa” que sentimos logo depois de fazer algum exercício físico?
Problemas na coluna impedem a prática de atividades físicas?
A maioria das pessoas percebe que se sente melhor com o tempo à medida que a atividade física se torna uma parte importante e frequente de suas vidas. O exercício físico é uma das maneiras de intensificar os efeitos da endorfina, também conhecida como hormônio do prazer, no organismo, que promove sensações agradáveis de felicidade e de alegria.
2. Mantém você fisicamente capaz
Sem praticar atividade física regularmente, o corpo perde lentamente a força, a resistência e a capacidade de funcionar corretamente. O exercício aumenta a força muscular que, por sua vez, eleva a capacidade de fazer outras atividades.
Confira:
3. Reduz as visitas médicas
Ficar muito tempo sentado ou fazendo outras atividades sedentárias pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral (AVC). Um estudo, inclusive, mostrou que adultos que assistem mais de quatro horas de televisão por dia têm um risco 80% maior de morte por doenças cardiovasculares. Ser uma pessoa mais ativa pode:
- Tudo isso pode somar-se a menos despesas médicas, intervenções e medicamentos mais tarde na vida.Baixar a pressão arterial;
- Aumentar os níveis de colesterol bom;
- Melhorar o fluxo sanguíneo (circulação);
- Manter o peso sob controle;
- Prevenir a perda óssea, que pode levar à osteoporose.
4. Ajuda a viver mais
Dizem por aí que os 70 são os novos 60… mas só se você estiver saudável. Pessoas fisicamente ativas e com um peso adequado vivem cerca de sete anos a mais do que aquelas sedentárias e que sofrem com a obesidade.
Manter-se em movimento ajuda a retardar ou prevenir doenças crônicas, bem como outras condições relacionadas ao envelhecimento. Assim, adultos ativos mantêm sua qualidade de vida e independência por mais tempo à medida que envelhecem.
Não acaba por aí
Além dos benefícios citados, a prática regular de atividade física também pode proporcionar:
- Melhora das habilidades de socialização por conta das atividades em grupo;
- Redução do cansaço durante o dia;
- Redução das dores nas articulações e nas costas;
- Melhora da postura e do equilíbrio;
- Redução do risco de quedas e de lesões;
- Melhora da qualidade do sono;
- Melhora da autoestima e da autoimagem;
- Melhora da saúde dos pulmões;
- Manutenção da memória, da atenção, da concentração, do raciocínio e do foco.
- Redução do risco de demência, como a doença de Alzheimer.
Vale lembrar que, no Brasil, em 2019, 44,8% da população não praticava o mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta aos adultos atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividades físicas intensas semanalmente caso não haja nenhuma contraindicação.
Estima-se ainda que o sedentarismo e a falta de exercícios físicos no dia a dia sejam responsáveis por 15% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: American Heart Association
Doutorjairo.uol.com.br